NUCLEO CURRICULAR OBRIGATÓRIO (PARA TODAS AS ÁREAS)
ORD. |
COMPONENTES |
C/H |
CRÉDITOS |
|
T |
P |
|||
01 |
História das Desigualdades Sociais no Brasil |
45 |
03 |
– |
02 |
Educação e Relações Étnico-Raciais |
45 |
03 |
– |
03 |
Estudos de Gênero e Educação |
45 |
03 |
– |
04 |
Educação Básica no Contexto das Reformas Educacionais |
45 |
03 |
– |
05 |
Profissão, Trabalho e Condição Docente |
45 |
03 |
– |
06 |
Currículo, Planejamento e Avaliação |
45 |
03 |
– |
07 |
Metodologia da Pesquisa em Educação |
45 |
03 |
– |
TOTAL |
315 |
21 |
– |
|
LEGENDA: T: TEÓRICO | P: PRÁTICO | C/H: CARGA HORÁRIA |
PARTE DIVERSIFICADA (ESCOLHIDA NO ATO DA INSCRIÇÃO)
ÁREA OPTATIVA I – ALFABETIZAÇÃO
ÁREA |
COMPONENTES |
C/H |
CRÉDITOS |
|
T |
P |
|||
I |
Alfabetização: Teorias e Métodos |
45 |
01 |
01 |
Ensino da Leitura e Escrita |
45 |
01 |
01 |
|
Educação Matemática |
45 |
01 |
01 |
|
Ensino de Ciências Naturais na Alfabetização |
45 |
01 |
01 |
|
Ensino de Ciências Humanas na Alfabetização |
45 |
01 |
01 |
|
Seminário de Pesquisa |
30 |
– |
01 |
|
TOTAL |
255 |
05 |
06 |
|
LEGENDA: T: TEÓRICO | P: PRÁTICO | C/H: CARGA HORÁRIA |
ÁREA OPTATIVA II – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
ÁREA |
COMPONENTES |
C/H |
CRÉDITOS |
||
T |
P |
||||
II |
Leitura e Produção de Texto na Escola |
45 |
01 |
01 |
|
Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica |
45 |
01 |
01 |
|
|
Gramática Contextualiza |
45 |
01 |
01 |
|
|
Literatura na Educação Básica |
45 |
01 |
01 |
|
|
Linguística |
45 |
01 |
01 |
|
|
Seminário de Pesquisa |
30 |
– |
01 |
|
|
TOTAL |
255 |
05 |
06 |
|
|
LEGENDA: T: TEÓRICO | P: PRÁTICO | C/H: CARGA HORÁRIA |
|
ÁREA OPTATIVA III – ENSINO DE HISTÓRIA
ÁREA |
COMPONENTES |
C/H |
CRÉDITOS |
||
T |
P |
||||
III |
Teorias e Métodos da História |
45 |
01 |
01 |
|
Currículo de História na Educação Básica |
45 |
01 |
01 |
||
Narrativas históricas, Linguagens e Fontes |
45 |
01 |
01 |
||
Ensino de História, Produção Didática e Inovações Pedagógicas |
45 |
01 |
01 |
||
Novos Temas no Ensino de História |
45 |
01 |
01 |
||
Seminário de Pesquisa |
30 |
– |
01 |
||
TOTAL |
255 |
05 |
06 |
||
LEGENDA: T: TEÓRICO | P: PRÁTICO | C/H: CARGA HORÁRIA |
|
||||
ÁREA OPTATIVA IV – EDUCAÇÃO INFANTIL
ÁREA |
COMPONENTES |
C/H |
CRÉDITOS |
|
T |
P |
|||
IV |
Educação Infantil: História, Política e Legislação |
45 |
01 |
01 |
Infâncias e Crianças na Contemporaneidade |
45 |
01 |
01 |
|
Currículo e Práticas Educacionais em Creches |
45 |
01 |
01 |
|
Currículo e Práticas Educacionais na Pré-Escola |
45 |
01 |
01 |
|
Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil |
45 |
01 |
01 |
|
Seminário de Pesquisa |
30 |
– |
01 |
|
TOTAL |
255 |
05 |
06 |
|
LEGENDA: T: TEÓRICO | P: PRÁTICO | C/H: CARGA HORÁRIA |
ÁREA OPTATIVA V – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ÁREA |
COMPONENTES |
C/H |
CRÉDITOS |
||
T |
P |
|
|||
|
Movimentos Sociais, Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos |
45 |
01 |
01 |
|
O Currículo da Educação de Jovens e Adultos |
45 |
01 |
01 |
|
|
Educação de Jovens e Adultos: Teorias e Práticas |
45 |
01 |
01 |
|
|
Alfabetização de Pessoas Jovens, Adultos e Idosas |
45 |
01 |
01 |
|
|
Os sujeitos da EJA e suas Especificidades |
45 |
01 |
01 |
|
|
Seminário de Pesquisa |
30 |
– |
01 |
|
|
TOTAL |
255 |
05 |
06 |
|
|
LEGENDA: T: TEÓRICO | P: PRÁTICO | C/H: CARGA HORÁRIA |
|
ÁREA OPTATIVA VI – EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
ÁREA |
COMPONENTES |
C/H |
CRÉDITOS |
|
T |
P |
|||
VI |
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva |
45 |
01 |
01 |
Atendimento Educacional Especializado |
45 |
01 |
01 |
|
Transtorno do Espectro Autista e Aprendizagem |
45 |
01 |
01 |
|
Deficiência Intelectual e Aprendizagem |
45 |
01 |
01 |
|
Currículo e Planejamento na Educação Especial |
45 |
01 |
01 |
|
Seminário de Pesquisa |
30 |
– |
01 |
|
TOTAL |
255 |
05 |
06 |
|
LEGENDA: T: TEÓRICO | P: PRÁTICO | C/H: CARGA HORÁRIA |
ÁREA OPTATIVA VII – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
ÁREA |
COMPONENTES |
C/H |
CRÉDITO |
||
01 |
01 |
|
|||
VII |
Números |
45 |
01 |
01 |
|
Geometria |
45 |
01 |
01 |
|
|
Grandezas e Medidas |
45 |
01 |
01 |
|
|
Probabilidade, Estatística e Tratamento de Informação |
45 |
01 |
01 |
|
|
Tendências em Educação Matemática |
45 |
01 |
01 |
|
|
Seminário de Pesquisa |
30 |
— |
01 |
|
|
TOTAL |
255 |
05 |
06 |
|
|
LEGENDA: T: TEÓRICO | P: PRÁTICO | C/H: CARGA HORÁRIA |
|
ÁREA OPTATIVA VIII – EDUCAÇÃO DO CAMPO
ÁREA |
COMPONENTES |
C/H |
CRÉDITOS |
||
T |
P |
||||
VIII |
História da Vida Rural Brasileira |
45 |
01 |
01 |
|
Movimentos Sociais e Educação do Campo |
45 |
01 |
01 |
||
Educação do Campo: história, políticas e práticas |
45 |
01 |
01 |
||
Educação em Classes Múltiplas |
45 |
01 |
01 |
||
Agroecologia e Sustentabilidade |
45 |
01 |
01 |
||
Seminário de Pesquisa |
30 |
– |
01 |
||
TOTAL |
255 |
05 |
06 |
||
LEGENDA: T: TEÓRICO | P: PRÁTICO | C/H: CARGA HORÁRIA |
|
||||
ÁREA OPTATIVA IX – EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
ÁREA |
COMPONENTES |
C/H |
CRÉDITOS |
||
T |
P |
||||
IX |
História e Cultura dos Povos Indígenas no Brasil |
45 |
01 |
01 |
|
Educação Escolar Indígena |
45 |
01 |
01 |
||
Didática da Educação Escolar Indígena |
45 |
01 |
01 |
||
Currículo da Educação Escolar Indígena |
45 |
01 |
01 |
||
Educação em Classes Múltiplas |
45 |
01 |
01 |
||
Seminário de Pesquisa |
30 |
– |
01 |
||
TOTAL |
255 |
05 |
06 |
||
LEGENDA: T: TEÓRICO | P: PRÁTICO | C/H: CARGA HORÁRIA |
|
||||
ÁREA OPTATIVA X – HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL
ÁREA |
COMPONENTES |
C/H |
CRÉDITOS |
|
T |
P |
|||
X |
História e Região |
45 |
01 |
01 |
Teorias e Métodos da História e o Ensino de História Regional |
45 |
01 |
01 |
|
História das Populações Indígenas do Extremo Sul da Bahia |
45 |
01 |
01 |
|
História da Capitania de Porto Seguro |
45 |
01 |
01 |
|
Patrimônio Cultural e Ensino de História |
45 |
01 |
01 |
|
Seminário de Pesquisa |
30 |
– |
01 |
|
TOTAL |
255 |
05 |
06 |
|
LEGENDA: T: TEÓRICO | P: PRÁTICO | C/H: CARGA HORÁRIA |